Burguesa (STREPTOPELIA DECAOCTO)

A rola-turca ou rola-da-índia ou Burguesa (Streptopelia decaocto) é uma das grandes colonizadoras do mundo das aves. A sua distribuição original restringia-se a regiões temperadas desde o sudeste da Europa até ao Japão. No entanto, no século XX, esta ave expandiu a sua distribuição ao longo da Europa. Chega a reproduzir-se em regiões como a Escandinávia e a norte do Círculo Polar Ártico. Terá chegado à península ibérica apenas em 1960 e a Portugal em 1974. De então para cá tem vindo a expandir-se e a multiplicar-se muito rapidamente.
Comprimento 30-32 cm. Dorso castanho amarelado, cinzento rosado no ventre, liso. Colar preto com rebordo superior branco na metade traseira do pescoço. Asas com rémiges mais escuras. A face inferior da cauda, visível em voo, tem base preta e extremidade grande branca.
Encontra-se em cidades, jardins, no campo, em florestas. Tem um canto característico: tu-tuuu-tu repetido.
Faz o ninho numa plataforma de raminhos, em árvores. Faz até 5 posturas por ano, pondo 2 ovos que demoram 13 dias a eclodir. Os filhotes começam a comer sozinhos a partir das 3 semanas de vida. (conteudo do Wikipédia)

Instalações - Geralmente criadas em colonias, o que é uma boa opção ja que são passaros grandes, muito espaço gera mais produção.

Alimentação - Geralmente feita com Xérem de milho e outros grãos como alpiste e paiço.

São otimos pais, você não terá trabalho com os filhotes, se você alimentar bem os pais com alimentos ricos em calcio eles seguram a postura muito bem.

Cuide bem de seus animais. Não compre nenhum passaro de criadouros ilegais, comercialização de passaros silvestre e crime.

Complementos
Nome Científico
Streptopelia decaocto (Frivaldszky, 1838)
Nome Comum
Rola turca
Família
Columbidae
Estatuto IUCN
Pouco Preocupante (LC)
Estatuto Livro Vermelho
Pouco Preocupante (LC)
Comprimento
31-34 cm
Envergadura
48-56 cm
Descrição
Dimensão média, alongada e elegante. Cauda longa e plumagem pálida. Facilmente identificada pela estreita barra preta (delineada a branco) nos lados do pescoço.
Distribuição Mundial
Esta espécie é originária do subcontinente indiano e ocorre nas regiões Paleárctica ocidental e oriental. Na Europa, expandiu-se a partir da Turquia, ocupando actualmente todos os países europeus.
Distribuição Regional
Os dados recolhidos durante as Visitas Sistemáticas de 2009 indicaram o primeiro registo confirmado de nidificação para a Ilha da Madeira, na zona da Ponta de São Lourenço
Comportamento
Confiante
Habitat
Até meados dos anos 90 do século XX, esta espécie estava, em território continental, muito associada a áreas urbanas com silos de cereais, parques e jardins, zonas rurais com povoamentos dispersos e pinhais costeiros. Contudo, recentemente colonizou diversos sistemas agro-florestais, nomeadamente montados de azinho e de sobro.
Dieta
Alimenta-se de matéria vegetal, frequentemente de graõs. Frequenta silos de cereais e campos de cultivo, muitas vezes em bando durante o Inverno.
Medidas de Conservação
Não existe qualquer medida de conservação dirigida para esta espécie
ObservaçõesA rola-turca é uma espécie recente na avifauna nacional, tendo registado uma rápida evolução progressiva da sua distribuição ao longo do território continental. Esta evolução sugere duas estratégias de colonização: uma por saltos, sobretudo numa fase inicial, e outra, em frente contínua, que parece ter sido a estratégia dominante na última década, permitindo a colonização de vastas áreas no interior do país.