Agapone



  Eles são conhecidos principalmente por sua docilidade e por serem de fácil criação e domesticação. Pertencentes à família de psitacídeos (todos os pássaros com o bico curvo) tem como membro da família papagaios dentre outros , porém com a vantagem para algumas pessoas de serem os menores da família medindo de 13 a 19 cm e pesando em média 40 a 80 gramas eles não cantam e não imitam vozes, mas podem imitar alguns poucos sons e fazem um barulhinho típico dos psitacídeos.São pequenos, robustos e uma variedade de cores bem vibrantes que chamam muito a atenção.São no total 9 espécies e existem também animais que passaram por mutações o qual suas penas variam mais ainda nas cores.
Recebem nomes que tem muito a ver com seu temperamento, na Franca, por exemplo, chamam-nos de ‘Les Inseparables’, nos E.U.A é Love Bird, isso por que eles são muito unidos uns com os outros e se dão muito bem juntos seja na natureza ou no cativeiro, se existe um casal e eles toda a vida são criados juntos e um morre o outro fatalmente vai morrer pois eles têm uma ligação muito grande entre si.Há quem diga que eles não podem ser criados sozinhos porém isso não é verdade poder eles até podem mas a atenção que você vai ter que disponibilizar a ele terá que ser praticamente o dia todo e as pessoas acabam preferindo criar o casal além do que é muito mais bonito de se ver pois eles se divertem muito juntos e chegam a trocar carinhos um com o outro.
  Eles criam um vinculo muito forte também com quem os trata chegando a reconhecer a voz de quando ele chega perto, gostam de interagir com as pessoas. Adoram brincar e ficam o dia todo na gaiola armando peripécias e podem ficar horas entretidos com seus brinquedos.São animais extremamente espertos que podem ser facilmente ensinados a fazer truques mas só executam se sentem vontade.Adoram ficar no ombro dos donos, no colo porém o ideal é compra-los filhotes para condiciona-los a ter esse comportamento do contrario até da para condicionar porém você vai ter que ter mais paciência e tempo para tal porém não é demorado.
  Agapornis devem ser mantidos em locais onde a temperatura é ambiente, nem muito quente nem muito frio e deve-se evitar ao máximo de deixar gaiola próxima a cozinhas já que o vapor das panelas quentes às vezes pode intoxicar.
  Se você esta procurando uma ave para criar que não seja muito grande e você possa interagir, dócil, bonita as agapornis soa realmente uma ótima opção se demonstram ótimos animais de estimação, mas nunca se esqueça que são muito sensíveis e precisam de bastante atenção mesmo vivendo em pares. Mas sempre que for comprar adquira com a anilha, totalmente legalizado eles estão entrando em extinção.
Alimentação
A mistura de semente é a base da alimentação e é formada basicamente de painço, alpiste, aveia, girassol (As sementes devem ser sempre de boa procedência), como complemento alimentar é necessário uma farinhada (composta pôr vitaminas e aminoácidos), um mineral (mistura de farinha de ostra, areia, cálcio, etc.) e milho verde cru, jiló, etc. atualmente existem produtos prontos comercializados em lojas especializadas que facilitam o trabalho. 
A experiência diz, que cada criador com o tempo desenvolve um esquema de alimentação, criando suas próprias variações. A água deve ser trocada diariamente e deve-se fornecer tigelas apropriadas para aves tomarem banho. (conteudo da internet)

Criadouro Santa Tereza D'avila